Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10370
Título: A literatura infantil como instrumento mediador para aprendizagem/desenvolvimento das crianças de 2 a 3 anos
Autor(es): Toldo, Emanuele Decker Jeck
Orientador(es): Lima, Adiles
Palavras-chave: Literatura infantil
Aprendeizagem / desenvolviemento
Criança
Instrumento mediador
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se como uma análise crítica da condição real da literatura infantil nos dias de hoje e propicia um encaminhamento à sua utilização como instrumento mediador para o processo de aprendizagem/desenvolvimento das crianças de 2 a 3 anos. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda, situado em Criciúma - Santa Catarina, com a turma do maternal II. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa com a técnica da observação participante, por meio da observação e do registro diário. Foram utilizadas quatro histórias infantis: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, 0 Caçador e o Curupira e A Casa Feia, nas quais observa-se a desvinculação com o contexto das crianças, imposição de valores morais e estereótipos de uma única cultura da sociedade. A partir disso, estabelece-se relação com a abordagem histórico-cultural por meio das intervenções pedagógicas, visando à ressignificação desses conceitos preestabelecidos e possibilitando a interação, mediação e a relação com o objeto de conhecimento, pelos sujeitos da pesquisa; desempenhando-se ações que possibilitem desenvolvimento das funções psicológicas superiores, da linguagem/pensamento, das diversas linguagens, entre elas o desenho e o faz-de-conta. Conclui-se que a literatura infantil, como instrumento mediador, propicia a aprendizagem/desenvolvimento por meio: da brincadeira, do faz-de-conta, da diversão, da emoção e, ao mesmo tempo, proporciona o pensar, o agir, o criar;, sendo que é pela mediação que essa intencionalidade é atingida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10370
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.