Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10367
Título: A importância da brincadeira na formação do pensamento da criança na educacão infantil
Autor(es): Serafin, Andréia Francisco
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Criança
Brincadeira
Formação do pensamento
Conhecimento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Nesta pesquisa, discutimos questões voltadas a importância da brincadeira, na formação do pensamento da criança, na Educação Infantil. Nos orientamos por pressupostos defendidos por vários autores, destacamos entre eles Piaget, Wallon e Vygostky, relacionados à importância das brincadeiras de faz-de-conta na aprendizagem e desenvolvimento das crianças na faixa etária de 3 a 6 anos. O estudo foi realizado em dois Centros de Educação Infantil, de Criciúma. Para apreender as manifestações sobre a importância das brincadeiras, na perspectiva dos autores citados, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, foram utilizados questionários com perguntas abertas, a oito professores. Procedeu-se também a observação do cotidiano de uma turma de Educação Infantil, nessa faixa etária. O objetivo foi compreender se as brincadeiras de faz-de-conta são significativas na organização do pensamento infantil, para os professores e crianças. Constatamos que os docentes dos CEI estão compromissados com a Educação Infantil, fazendo as mediações necessárias e permitindo as interações entre as crianças.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10367
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.