Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10366
Título: A contribuição do uso do computador como recurso pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Cachinel, Ana Regina
Orientador(es): Fernandes, Cristiane Pavei Martinello
Palavras-chave: Tecnologia
Computador
Professor
Aluno
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este rabalho busca analisar a relevante questão do uso do computador como recurso pedagógico no processo educativo. Para isso, utiliza como referência às abordagens que caracterizam a informática na educação: Instrucionista e Construcionista. Oestudo fundamneta-se na idéia de que o computador quando considerado um instrumento pedagógico, contribui para uma aprendizagem significativa e inovadora. Na escola e no currículo escolar, as aulas de informática não podem se trasnformar em uma ciência à parte ou numa disciplina isolada. O computador fornece um ambiente atrativo para o aluno, promovendo a autonomia na aprendizagem, tornando-se indispensável no processo de ensinar e aprender. Omesmo deve ser utilizado para criar espaços interdisciplinares e para definir uma rede de relações e de significados entre as diferentes disciplinas escolares. A formação do professor é fundamnetal para a utilização do computador como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O professor deve assumir o papel de mediador diante dos recursos disponíveis no computador. A pesquisa adotada no projeto foi de natureza qualitativa, e neste tipo de estudo adota-se o enfoque descitivo, utilizando-se de entrevistas para a coleta de dados nas séries iniciais do Ensino Fundamental da instituição de ensino pesquisada. Ressaltamos, portanto com este estudo, que o computador pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de professores e alunos, inseridos nesta nova sociedade, a sociedade da informação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10366
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.