Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10365
Título: O fracasso escolar no ensino público
Autor(es): Saviatto, Deise
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Escola
Aluno
Professor
Educação
Fracasso escolar
Exclusão
Classes Sociais
Conhecimento
Criticidade
Conscientização
Transformação Social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Apesar das reformas educacionais, discussões , estudos e avanços que tem passado a educção brasileira nos últimos anos, ainda hoje nos deparamos com um ensino que não atende aos anseios dos segmentos maloritários, tornando-se gradativamente um processo de seletividade e exclusão dos educandos provenientes das classes populares, estudantes das escolas públicas. Perante as leis expressas na Constituição Brasileira e a nova LDB 9394/96, todos os brasileiros tem direito à educação de qualidade e gratuita. No entanto, quando nos confrontamos com os elevados índices de repetência e evasão presentes nos dados estatísticos, percebemos que o fracaasso escolar continua sendo um grave problema para a educação, suas consequencias são evidentes no âmbito escolar como a não apropriação dos conhecimentos propostos pela escola, a repetência e evasão. Ao se fazer uma leitura sobre o contexto histórico do processo educativo, percebe-se que o fracasso escolar não é um problema recente na sociedade, pois, desde que este foi implantado no Brasil vem apresentando um ensino diferenciado de acordo com o grupo social ao qual se destina. Enquanto para a classe dominnate é oferecida boa e uma educação de qualidade, as classes populares enfrentam escolas empéssimas condições, oferecendo um ensino de baixa qualidade que pouco contribui para a aprendizagem, o desenvolvimento e a superação das diificuldades apresentadas pelos alunos. O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre spbre os aspectos que contribuem para o fracasso escolar nas escolas públicas e a busca de propostas que apontem caminhos para solucionar os diversos problemas existentes na educação. Para que realmente ocorra uma mudança significativa na educação é necessário uma reflexão sobre a fundamentação teórica e a prática pedagógica desenvolvida pelos educadores, a fim de que esta propicie um ensino com mais qualidade para todos, independente de sua raça, cor, credo e classe social. Constatou-se através da pesquisa quantiqualitativa realizada com os professores e os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da rede pública do munícipio de Morro da Fumaça, que a maioria das escolas ainda não sabem lidar com a heterogeneidade de sua clientela. A falta de uma posição clara dos educadores diante das contradições sociais e a conscientização coletiva da escola, faz com que estes não encontrem adesão necessária para transformar a realidade educacional e social. Contudo, é necessário que os educadores se conscientizem sobre seu papel, enquanto agentes no processo de trasnformação da escola e também da sociedade, desenvolvendo um ensino que vise a formação de sujeitos críticos e participativos, capazes de interviremna realidade para transformá-la.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10365
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.