Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10364
Título: A brincadeira na educação infantil: investigando as relações de gênero
Autor(es): Dagostim, Adriana Gislon
Orientador(es): Cardoso, Ana Lucia
Palavras-chave: Infância
Brincadeira
Gênero
Educação Infantil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo foi elaborado de forma Crítica, com o objetivo de analisar as relações de gênero que ocorrem nas brincadeiras do contexto da Educação Infantil. Buscando identificar quais são os papéis que meninas e meninos representam nas suas brincadeiras e se as mesmas contribuem para reforçar diferenças de gênero. Por meio da pesquisa percebeu-se que as crianças manifestam papéis socialmente e culturalmente determinados. Além disso, a identidade de gênero manifesta-se de forma explícita nas brincadeiras. A instituição de educação Infantil deve esrae proporcionando vivencias para que as crianças se compreendam integralmente como ser humano. Este estudo pretende contribuir de forma significativa, para que a construção que separa estes dois "mundos" seja rompida e se constituam novos valores, a fim de auxiliar na reestruturação do papel feminino e masculino na sociedade. Para a pesquisa destes assuntos foi utilizada uma abordagem sócio histórica da concepção de criança. E para instrumentos da coleta de dados a pesquisa qualitativa, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10364
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.