Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10362
Título: Proposta de um manual de diluição de medicamentos para uso em UTI neonatal
Autor(es): Carvalho, Janaina de
Orientador(es): Cardoso, Paula da Silva
Palavras-chave: Unidades de terapia intensiva neonatal
Segurança do paciente
Administração de medicamentos
Medicamentos - diluição
Fármacos
Recém-nascidos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As informações adequadas e atualizadas sobre a reconstituição e diluição de um medicamento são relevantes para a segurança do paciente em um ambiente hospitalar. Um dos setores nos quais essas informações devem estar bem descritas e de fácil acesso ao profissional é a UTI neonatal. O local de estudo deste trabalho é a UTI neonatal de um hospital da região sul catarinense, que não possui padronizado a diluição de medicamentos utilizados nesse setor. Este estudo tem como objetivo elaborar um manual de diluição e administração de medicamentos para auxiliar os profissionais no momento da preparação dos medicamentos. Foi realizado um levantamento dos medicamentos utilizados no setor e elaborado um manual com informações técnicas para diluição dos medicamentos. As informações sobre os medicamentos foram obtidas através de pesquisas bibliográficas. Neste material foram descritas as diluições e informações sobre a administração de 69 medicamentos utilizados no setor. A elaboração de um manual de diluição de medicamentos para uso em UTI neonatal representa um avanço significativo na busca por uma terapia segura e eficaz para os recém-nascidos internados nessa unidade. A inclusão deste manual na rotina contribui para minimizar o risco de erros na terapia medicamentosa e, consequentemente, melhorar os desfechos clínicos desses pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10362
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina de Carvalho.pdfTCC2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.