Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10361
Título: Revisão farmacoterapêutica de um paciente portador de Lúpus eritematoso sistêmico
Autor(es): Nascimento, Emanuele Machado do
Orientador(es): Cardoso, Paula da Silva
Palavras-chave: Lúpus Eritematoso Sistêmico
Doenças autoimunes
Atenção farmacêutica
Tratamento farmacológico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune inflamatória, multissistêmica, caracterizada por períodos de atividade e remissão. Sua etiologia não está totalmente esclarecida, mas sabe-se que está relacionada a fatores genéticos, ambientais e hormonais, no qual afetam o equilíbrio da imunorregulação celular. A revisão farmacoterapêutica é uma parte essencial do acompanhamento farmacoterapêutico, permitindo que o farmacêutico contribua para o sucesso da farmacoterapia no tratamento do paciente. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o tratamento farmacoterapêutico de um paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico. A metodologia utilizada envolveu a realização de uma entrevista com o paciente. Um formulário farmacoterapêutico foi utilizado como instrumento para obtenção de dados. Os resultados obtidos indicaram que o paciente não adere adequadamente à sua terapia medicamentosa e que o tabagismo é um importante fator de risco para sua doença. Foram sugeridas intervenções ao paciente com o objetivo de contribuir para o seu tratamento, melhorando sua adesão medicamentosa e incentivando a cessação do hábito de fumar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10361
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuele Machado do Nascimento.pdfTCC2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.