Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10360
Título: Ingestão de glúten na dieta humana e suas consequências: uma revisão
Autor(es): Francisconi, Eliane Aparecida da Silva
Orientador(es): Padula, Miquele Lazarin
Palavras-chave: Glúten – Efeito fisiológico
Doença celíaca
Alergia a alimentos
Farinha de trigo
Sensibilidade ao glúten
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O glúten é uma proteína de reserva presente em alguns cereais, sendo uma substância elástica, aderente, insolúvel em água, responsável pela estrutura das massas alimentícias, induzida pelas proteínas gliadina e glutenina em trigo, cevada e centeio. O glúten está relacionado a algumas patologias, por provocar um processo inflamatório que atinge a mucosa do intestino, ocasionando atrofia das vilosidades intestinais e má absorção de nutrientes essenciais presentes nos alimentos. O objetivo deste trabalho é abordar as consequências da ingestão de glúten, através de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisas nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, Google Acadêmico e SciELO. Foram analisados artigos relacionados com as palavras chave: glúten, doença celíaca, sensibilidade ao glúten e síndrome do intestino irritável, nos idiomas português e inglês, sendo excluídos aqueles trabalhos que não apresentassem relação com essas, do período compreendido entre 2000 e 2022. Pacientes com doença celíaca, alergia ou sensíveis devem evitar consumir glúten , responsáveis pela inflamação no intestino e que trazem vários danos à saúde da pessoa predispostas. Já as pessoas que não possuem problemas relacionadas com o glúten não devem retirá-lo das refeições, pois esse pode trazer trazer vários benefícios à saúde. As desordens associadas ao glúten ainda permanecem mal compreendidas. A falta de informação sobre glúten e a complexidade sobre o diagnóstico interferem, prejudicando o tratamento. A orientação de uma dieta isenta de glúten se dá após a comprovação ou diagnóstico, através de testes sorológicos com biopsia digestiva.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10360
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliane Aparecida da Silva Francisconi.pdfTCC784,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.