Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10359
Título: Automedicação na população brasileira: uma revisão da literatura
Autor(es): Becker, Ana Carolina Stecanella
Dias, Silmara Blasius
Orientador(es): Maragno, Carla Andréia Daros
Palavras-chave: Automedicação
Adultos
Medicamentos
Acompanhamento farmacêutico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esse artigo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar as classes de medicamentos mais utilizados entre a população avaliada e o perfil desses usuários. Foram coletados artigos brasileiros, publicados a partir do ano de 2020, que se enquadraram nesses critérios por apresentarem a prevalência de automedicação, os medicamentos mais utilizados e os fatores que mais influenciaram. A maioria dos artigos encontrados tratavam de estudos transversais. Foram analisadas também a prevalência de automedicação, que se mostrou bastante variada (8,9% a 97,1%) e isso pode estar relacionado a diversas populações analisadas, tendo em vista que a prevalência mais elevada se deu a acadêmicos e a mais baixa em indivíduos entrevistados durante a pandemia. Foi realizada uma tabela com as informações mais relevantes dos artigos selecionados e seus principais achados. Levando em consideração a grande demanda de consultas e exames do sistema de saúde, as farmácias comercias entram como primeira porta para que essas pessoas venham procurar orientações adequadas, pode-se ver a importância do profissional farmacêutico na promoção da saúde e as boas práticas de dispensação desses medicamentos, pois atua na maioria das vezes como linha de frente no atendimento as pessoas. Percebe-se também a importância de uma valorização e capacitação desses profissionais dentro desses locais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10359
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Stecanella Becker e Silmara Blasius Dias.pdfTCC606,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.