Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10357
Título: Aprendizado de máquina para o reconhecimento facial aplicado a fechaduras inteligentes
Autor(es): Trunfo, Victor de Rose
Orientador(es): Neckel, Leandro
Co-orientador: Mattos, Merisandra Côrtes de
Palavras-chave: Visão computacional
Deep learning
Redes neurais convolucionais
Eigenfaces
Fisherfaces
Reconhecimento facial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Soluções de segurança para proteção de bens, como fechaduras convencionais, inteligentes e eletrônicas estão disponíveis no mercado. Algumas meio de impressão digital, no entanto, o reconhecimento facial, utilizando técnicas de visão computacional por meio de deep learning, surge como uma alternativa promissora. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar algoritmos de reconhecimento facial aplicados a problemática de fechaduras inteligentes, empregando-se redes neurais convolucionais e métricas de avaliação para mensurar o desempenho dos modelos gerados. A abordagem da pesquisa quanto à natureza, é aplicada e de base tecnológica, empregando algoritmos de aprendizado de máquina para o reconhecimento facial em fechaduras inteligentes. No que se refere aos objetivos é uma pesquisa descritiva, pois avalia por meio de métricas de qualidade em redes neurais artificiais o desempenho dos modelos gerados pelos métodos e arquiteturas empregadas. Os resultados evidenciaram a promissora eficácia das arquiteturas DenseNet-121 e DenseNet-169, aliadas ao método de reconhecimento facial Fisherfaces, em termos de precisão, acurácia e F1, tanto em análises de pequena escala quanto de larga escala.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10357
Aparece nas coleções:Laboratório de Projetos (LabProj)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor de Rose Trunfo.pdfTCC655,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.