Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10356
Título: Aplicação do conceito de internet das coisas no desenvolvimento de um alimentador para animais domésticos
Autor(es): Ramos, Thiago Piffer
Orientador(es): Blauth Junior, Valter
Palavras-chave: Internet das coisas
Aplicativo móvel
Bem-estar animal
Saúde animal
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A criação de animais domésticos pelas famílias é uma prática comum na sociedade. Porém, o descuido com a alimentação dos pets ou a falta de tempo para organizar uma rotina para o fornecimento da ração pode levar ao desenvolvimento de patologias, como a obesidade. A partir disso, foi desenvolvido o protótipo de um comedouro para auxiliar o proprietário na alimentação de seus pets onde, através do desenvolvimento do comedouro, implementou-se o conceito de Internet das Coisas, possibilitando o controle de dosagem de ração para o recipiente através de um aplicativo móvel. Os resultados obtidos foram satisfatórios, onde os dispositivos foram capazes de se comunicar por intermédio de um banco de dados em tempo real, porém, um dos sensores utilizados apresentou leituras inconsistentes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10356
Aparece nas coleções:Laboratório de Projetos (LabProj)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Piffer Ramos.pdfTCC777,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.