Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10347
Título: Modelagem automática de tópicos em textos jornalísticos referentes a poluição marinha
Autor(es): Rosa, Gustavo Presa
Orientador(es): Machado, Rodrigo
Co-orientador: Mattos, Merisandra Côrtes de
Palavras-chave: Modelagem de tópicos
Ciência de dados
Poluição marinha
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Diante do problema mundial de poluição marinha, o monitoramento acerca desta situação torna-se indispensável. Uma fonte de dados com potencial de fornecer conhecimentos relevantes em relação à sociedade, são as mídias digitais. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar textos jornalísticos nacionais publicados em espaços digitais relacionados a poluição marinha por meio da modelagem automática de tópicos utilizando os algoritmos Latent Dirichlet Allocation (LDA), Hierarchical Dirichlet Process (HDP) e Structural Topic Model (STM) e comparar os resultados de coerência semântica obtidos por cada modelo. Os resultados atingidos mostram variações na geração de tópicos semanticamente coerentes de acordo com o valor de tópicos gerado pelo modelo. Por fim, a pesquisa evidencia uma prevalência de notícias relacionadas a poluição por lixo plástico no Brasil.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10347
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Presa Rosa.pdfTCC762,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.