Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10337
Título: Fatores que influenciam a adoção de open software: um estudo bibliométrico
Autor(es): Heleodoro, Matthew Heidmann
Orientador(es): Madeira, Kristian
Co-orientador: Steiner, Elisângela Just
Palavras-chave: Open source software
Bibliometria
Ciência da Computação
Fatores de atratividade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os softwares open source estão sendo buscados cada vez mais por grupos e organizações, cada qual procurando utilizar o open source para transformar suas formas de trabalho e aperfeiçoar suas metodologias operacionais para algo adequado aos dias atuais, vislumbrando algo à frente do seu tempo. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar os fatores que levam a adoção de open software por meio de uma análise bibliométrica. Materiais e Métodos: Foi realizada uma bibliometria utilizando-se as bases Web of Science, Scopus e Scielo. As palavras-chaves escolhidas para elaborar a estratégia de busca, sem restrição para linguagem, foram “Open Software/Open Source Software”, “Libre Software”, “Free Software”, “FLOSS”, “FOSS”, “Proprietary Software”, “Factors Adoption OR Open Software”, “Factors Adoption OR Proprietary Software”. Resultados: Pode-se perceber que o autor com maior índice H é o inglês Diomidis Spinellis (H = 36), que o ano mais produtivo foi 2015, que o país com mais produções foi o Brasil e que as revistas em média possuíam boa qualificação. Conclusão: Foram encontrados como principais motivos para adoção de open source software o baixo ou nenhum investimento, a funcionalidade, confiança e suporte por meio de blogs, fóruns e comunidades open source, acesso aberto ao código-fonte e o uso ilimitado dos packages para aplicativos de âmbito acadêmico e industrial. No geral a visão dos autores foi positivo, com alguns aspectos negativos sendo a resistência dos negócios grandes e a falta de documentação e técnicos de open source.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10337
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matthew Heidmann Heleodoro.pdfTCC522,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.