Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10334
Título: Medidas de vigilância em dispositivos móveis como forma de violação da privacidade e proteção de dados
Autor(es): Brígido, Guilherme Guolo
Orientador(es): Casagrande, Rogério Antônio
Palavras-chave: Vigilância
Violação de privacidade
Segurança digital
Medidas protetivas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Vigilância e violação de privacidade são temas recorrentes após o advento dos meios tecnológicos de comunicação e, além disso, a segurança desses meios necessita de certa atenção. A presente pesquisa visa evidenciar estes temas e buscar medidas de proteção no intuito de minimizar os riscos relacionados à vigilância, violação de privacidade e a segurança de usuários, prioritariamente de dispositivos móveis. A pesquisa tem como objetivo criar um conjunto de medidas de proteção a serem utilizadas por usuários com pouco ou nenhum conhecimento prévio em relação a segurança de dados. A aquisição dos dados foi realizada através de bases de dados científicos, buscando artigos que trouxessem informações a respeito de medidas de proteção e segurança, além de analisar seus resultados e exemplificar o funcionamento das medidas selecionadas. O conjunto de medidas gerado como resultado final pode proporcionar aos usuários um maior nível de segurança caso seja posto em prática, porém conclui-se que, ao trazer mais segurança aos usuários, o uso de certas medidas de proteção pode se tornar inconveniente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10334
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Guolo Brigido.pdfTCC329,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.