Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10328
Título: Realidade aumentada móvel no desenvolvimento de uma aplicação baseada em marcadores para auxílio do ensino da História da Arte
Autor(es): Vieira, Marcelo Keller
Orientador(es): Antunes, Luciano
Palavras-chave: Realidade aumentada
Realidade aumentada baseada em marcadores
Realidade aumentada móvel
História da arte
Ensino – Meios auxiliares
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Torna-se cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos aos assuntos abordados nas salas de aula. Isso deve-se ao fato de que por terem contato desde cedo com a tecnologia, eles se acostumam com a velocidade das informações providas pela internet alterando assim a forma como aprendem. Novas metodologias visam integrar a tecnologia em favor do ensino, tornando o ensino mais interessante e próximo a vivência dos jovens. Uma das tecnologias utilizadas, a Realidade Aumentada Móvel, tira proveito da ubiquidade dos celulares para promover experiências de ensino interativas em que o aluno pode tornar-se o principal ator no seu aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação móvel capaz de ler marcadores que auxilie no ensino da História da Arte. O sistema é composto pelo app, desenvolvido para Android utilizando a plataforma Unity, a extensão Vuforia e pelos marcadores que servem como âncoras no mundo real. Os marcadores, quando lidos pelo app, apresentam modelos tridimensionais relativos a diferentes períodos artísticos. O aplicativo apresentou resultados satisfatórios, sendo possível a criação de uma aplicação capaz de ler e interpretar os marcadores e oferecer uma nova perspectiva de aprendizagem para os estudantes. Das ferramentas utilizadas (Unity, Vumark, Adobe Illustrator), apenas o script de criação de VuMarks não teve o funcionamento esperado, optou-se então por utilizar marcadores baseados em imagens.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10328
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Keller Vieira.pdfTCC631,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.