Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10326
Título: A ditadura civil-militar nos livros didáticos do ensino médio (PNLD 2018): uma análise dos conceitos de resistência e repressão
Autor(es): Ribeiro Júnior, Fábio Borges
Orientador(es): Cechinel, Michelle Maria Stakonski
Palavras-chave: Ditadura Civil Militar
História – Livros didáticos
Resistência
Repressão
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente monografia intenta compreender como os conceitos de repressão e de resistência no contexto da ditadura civil-militar são operacionalizados em quatro dos livros didáticos de História aprovados no ciclo de 2018 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), produzidos após a publicação do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 2014. Como arcabouço teórico-metodológico, o trabalho se baseou em estudos de Rodrigo Patto Sá Mota, Marcelo Ridenti, Carlos Fico e Mariana Joffily, que utilizam os conceitos repressão e a resistência enquanto categorias de análise para estudo do fenômeno da ditadura civil-militar no Brasil. Neste sentido, esta pesquisa sugere que os aspectos formais dos quatro livros didáticos analisados, bem como os conteúdos históricos escolares e os conteúdos pedagógicos presentes nestes possuem aspectos positivos e fragilidades, que foram destacados na presente monografia. Em se tratando dos conteúdos históricos, algumas obras apresentam lacunas ou explicações conservadoras, enquanto outras se aproximam mais de uma perspectiva historiográfica atual, que busca tensionar discursos, atores e a relação entre repressão e resistência no contexto ditatorial.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10326
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Borges Ribeiro Júnior.pdfTCC1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.