Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10325
Título: A categoria trabalho na proposta curricular de 2014 e no currículo base do território catarinense
Autor(es): Dutra, Patrick
Orientador(es): Cechinel, Michelle Maria Stakonski
Palavras-chave: Novo Ensino Médio
Proposta Curricular de Santa Catarina
Capital humano
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente artigo intenta analisar as transformações no conceito de trabalho, dentro da etapa do Ensino Médio Catarinense, a partir da Lei 13.415 de 2017. Destaca-se a necessidade de interpretar a proposta curricular de Santa Catarina em seu contexto histórico, político e social, estudar a reformulação desta etapa, o avanço neoliberal na educação brasileira e analisar a categoria trabalho frente às mudanças da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 para o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, buscou compreender os supracitados documentos como resultantes de uma construção histórica marcada por conflitos sociais, rupturas e ambiguidades, tendo por base o conceito de Capital Humano, conforme Antunes e Pinto (2017). As mudanças na categoria trabalho, indicaram que os documentos normativos para a educação fortalecem o discurso utilitarista, voltada à concorrência, demonstrando a aproximação com organismos externos e grupos empresariais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10325
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrick Dutra.pdfTCC292,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.