Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10322
Título: Menores no trabalho: acidentes trabalhistas na capital do carvão (1940-1950)
Autor(es): Maximiano, Mahara Luciano
Orientador(es): Alves, Ismael Gonçalves
Palavras-chave: Emprego de menores
Acidentes de trabalho
Leis trabalhistas
Mineração
Infância
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar os processos judiciais da cidade de Criciúma entre a década de 40 e 50, tendo como vítimas menores de idade que sofreram acidentes decorrentes do trabalho na extração de carvão, embasando-se no conceito de infância vigente na época. Esse conceito era dependente da classe social em que o menor estava inserido. Foi a partir da promulgação do código de menores em 1927 que trata da proteção da infância, e com a criação da CLT em 1943 que dentre outros assuntos delimita o trabalho de menores promoveu alguns avanços significativos nas condições de trabalho existentes. Mas ainda assim existia a precariedade nas condições de trabalho dos menores, exigindo, mesmo que sob pressão de órgãos internacionais, o aperfeiçoamento das leis vigentes. O presente trabalho a cidade de Criciúma, localizada no estado de Santa Catarina, que durante os anos de 1940, que teve como principal atividade econômica a extração do carvão, gerando passivos sociais e ambientais, sendo comum a utilização mão de obra infantil devido a realidade em que se encontravam.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10322
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mahara Luciano Maximiano.pdfTCC235,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.