Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10321
Título: Sindicato dos servidores públicos de Criciúma - SISERP perante a reforma trabalhista e previdenciária
Autor(es): Tonetto, Mariangela
Orientador(es): Zanelatto, João Henrique
Palavras-chave: Sindicatos
Sindicalismo
Servidor público
Reforma trabalhista
Reforma previdenciária
Direitos trabalhistas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se processaram as reformas trabalhistas no serviço público de Criciúma e os enfrentamentos de seus trabalhadores. Para isso, inicialmente será apresentado um breve histórico da trajetória do sindicalismo brasileiro e o início da trajetória do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Criciúma/SC – SISERP, sua formação e suas lutas. Por conseguinte, será feita uma análise de como se processaram as reformas trabalhistas no serviço público, especificamente sobre a alteração na lei que instituiu a Reforma na Previdência Privada no Município de Criciúma, por meio da análise da Lei Complementar nº 381/2020, comparando-a com a Lei Complementar nº 53/2007. Os impactos causaram aos servidores desse município perdas muito significativas e, a fim de compreender o desenrolar dessas ações, este trabalho se propõe a identificar como o sindicato está enfrentando as consequências dessas mudanças e quais encaminhamentos têm sido adotados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10321
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariangela Tonetto.pdfTCC601,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.