Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10320
Título: As cantigas de Santa Maria e a construção de um imaginário feminino na península ibérica no século XIII
Autor(es): Vieira, Emyli Bernardes
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: História - Idade Média
Península Ibérica
Cantigas
Imaginário feminino
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as cantigas X (Rosa das rosas e Fror das frores/ Dona das donas, Sennor das sennores) e LX (Entre Ev’ e Eva), que fazem parte da coletânea “As Cantigas de Santa Maria” obras atribuídas ao Rei Afonso X, conhecido como O Sábio por sua presente postura no âmbito cultural da Península Ibérica no século XIII. O Trabalho que se apresenta, buscará compreender como as Cantigas de Santa Maria contribuiram e influenciaram no imáginario feminino desta sociedade ibérica. A pesquisa percorreu sob a contextualização da Península, um breve histórico sobre Afonso X de Castela e o Trovadorismo, movimento literário e poético que engloba essas obras, utilizando os autores: Hilário Franco Junior (2001), Ângela Vaz de Leão (2011), Sandra Pesavento (2006), Monteiro de Castro (2006), entre outros. As Cantigas de Santa Maria (CSM), são divididas em cantigas de loor (louvor) e de miragre (milagre), escritas em galego-português, língua fundamental da lírica culta em Castela. As análises das cantigas X e LX contribuem para perceber como se da a construção do imaginário feminino diante Maria, sendo ela, representada como uma grande mulher e como um símbolo cristão, no qual tornou-se modelo para as mulheres da Península Ibérica, refletindo no processo de organização social delineado pela Igreja Católica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10320
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emyli Bernardes Vieira.pdfTCC609,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.