Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10319
Título: A Revolta de 1904 e os caminhos para afirmação da cidadania brasileira na capital do país
Autor(es): Costa, Lucas de Castro Itapoan da
Orientador(es): Zanelatto, João Henrique
Palavras-chave: Primeira república
Revolta da vacina
Discriminação
Cidadania
Política
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Revolta da vacina foi o processo de viabilização política das classes que não tinham participação e sequer eram reconhecidas como cidadãs pelo Estado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a complexidade política do período e compreender a relação entre governo e povo na Capital do país, onde a figura do cidadão pobre era marginalizada pelos governantes que procuravam favorecer a elite fluminense. Através da análise das obras dos historiadores Nicolau Sevcenko, Sidney Chalhoub e José Murilo de Carvalho, buscamos compreender a Revolta ocorrida em 1904 como estopim de um processo de insatisfação sobre a invisibilidade do povo, algo muito mais profundo e complexo do que apenas a obrigatoriedade da vacina promovida na campanha contra varíola daquele ano. Nesse sentido, perceber a complexidade das motivações que levaram a Revolta de 1904 é reconhecê-la como fruto de um processo de insatisfação antecedente da população perante o governo e suas políticas discriminatórias, sendo os acontecimentos durante a revolta um ato político de cidadania popular.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10319
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas de Castro Itapoan da Costa.pdfTCC248,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.