Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10317
Título: Memórias de casamento: análise de fotografias do acervo do Instituto Cultural Rua do Fogo
Autor(es): Câmara, Jordane
Orientador(es): Osório, Paulo Sérgio
Palavras-chave: Memória
Identidade
Fotografia
Casamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de investigar fotografias de casamentos, no período compreendido entre 1951 a 1977. Tem-se como espaço da pesquisa a comunidade rural Novo Horizonte, localizada no município de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina. Os pressupostos teórico-metodológicos escolhidos para este estudo estão baseados em referenciais bibliográficos e categorias elencadas para a análise das fotografias tais como personagens, traje e cenário. Os resultados indicaram que: (a) as personagens como a noiva e o noivo são figuras centrais da cerimônia, contudo mostraram-se sérios na captura das lentes do fotógrafo; (b) os trajes seguem um padrão que perpassa décadas, assim como o vestido da noiva, com uma exceção, segue o estilo vitoriano; e (c) o cenário varia sendo o espaço da igreja ou a casa de algum familiar dos noivos, fato que não foi possível precisar devido à qualidade das fotografias. Portanto, essas categorias contribuem para a construção da História do local revelada através da memória. Finalmente, pode-se afirmar que as fotografias de casamento ressignificaram as histórias de cada família e, com isto, refazem a história da comunidade rural Novo Horizonte. Neste sentido, o papel do historiador é importante para organizar os documentos, registrando-os e publicizando-os.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10317
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jordane Câmara.pdfTCC7,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.