Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10315
Título: “Já sofri racismo na escola": Entre o combate ao racismo e a Lei n° 10.639/03 em uma escola pública do sul de Santa CatarinaARINA
Autor(es): Córdova, Ana Maria de Souza
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Educação antirracista
Ensino de História
Escola
Lei n° 10.639/03
Políticas de ações afirmativas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Instigada pela necessidade de compreender o racismo estrutural envolvido na sociedade brasileira, em especial dos catarinenses, o presente trabalho procura problematizar a ausência de políticas de ações afirmativas existentes nas escolas de Santa Catarina e o reflexo da falta de fiscalização para a execução da Lei n° 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos da educação básica. Pois, percebido que mesmo após 134 anos do fim da escravidão, instituição mais longa de caráter racista existente, os reflexos da dicriminação étnico-racial ainda são evidentes no Brasil. Por isso, a escola como ambiente de promoção do conhecimento tem papel fundamental para garantir o combate da discriminação racial. Para tal, foram colhidas respostas de 90 alunos da rede estadual de Santa Catarina, por meio de um questionário que contribuiu como resposta para o que intitula este artigo: “Já sofri racismo na escola”, e nas obras de Nilma Lino Gomes (2019), José Rivair Macedo (2020), Antônio César Sprícigo (2007), Frantz Fanon (1983), Chimamanda Ngozi Adichie (2009), entre outros e a Lei n°10.639/03, que servirão de apoio para apresentar meios de manutenção e ressignificação do ensino de História da Cultura Afro-Brasileira. Essa pesquisa tem como foco encontrar fundamentos para os problemas raciais encontrados na prática.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10315
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria de Souza Córdova.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.