Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10310
Título: Associação entre à polifarmácia e o risco de queda em idosos em instituições de longa permanência para idosos
Autor(es): Borges, Leticia Piuco
Machado, Rafaela Bruna
Orientador(es): Keller, Gabriela Serafim
Palavras-chave: Idosos
Polimedicação
Instituição de longa permanência para idosos
Quedas (Acidentes) em idosos
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a associação entre queda e polifarmácia em moradores de 17 instituição de longa permanência para idosos. A polifarmácia refere-se ao uso de 18 ≥ 5 medicamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal realizado 19 em 46 idosos, residentes de instituições de longa permanência para idosos. Esta 20 pesquisa teve uma abordagem quantitativa, com coleta de dados primários e 21 secundários e análise das variáveis sobre as comorbidades, a história prévia de 22 queda, o uso de medicações e os dados epidemiológicos dos voluntários do 23 presente estudo. Além disso, foi aplicado o teste Timed Up and Go, que avalia o 24 risco de queda nos idosos. Os dados foram analisados com o auxílio do software 25 IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0. 26 Resultados: No presente estudo, encontrou-se uma prevalência no sexo 27 feminino (55,6%) e uma média de idade de 75,29 ± 7,41 anos. A partir da 28 aplicação do teste Timed Up and Go (TUG), dos 39 participantes com 29 polifarmácia, 14 levaram de 10 a 19 segundos para realizar o teste TUG, 30 enquanto 9 participantes demoraram de 20 a 29 segundos no percurso. E os 16 31 participantes restantes dessa amostra com polifarmácia concluíram o teste em ≥ 32 30 segundos, o que indica sujeitos com risco elevado de queda (p = 0,339). 33 Conclusão: Concluiu-se que o uso ≥ 5 medicamentos, apesar da alta 34 prevalência nos idosos estudados, não foi significativo para a queda.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10310
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Piuco Borges e Rafaela Bruna Machado.pdfTCC686,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.