Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10307
Título: Avaliação da prevalência de sintomas climatéricos em mulheres durante a perimenopausa em um ambulatório de ginecologia
Autor(es): Souza, Ana Laura Bonfante de
Cabral, Julia
Orientador(es): Cardoso, Sarita
Palavras-chave: Perimenopausa
Climatério
Alterações do humor
Fogachos
Distúrbios do sono
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a prevalência de sintomas climatéricos em mulheres durante a perimenopausa em um ambulatório de ginecologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Métodos: Estudo observacional descritivo. Os dados foram coletados a partir de 130 prontuários de mulheres que foram atendidas entre 2017 e o primeiro semestre de 2022 em um ambulatório de ginecologia de clínicas integradas em uma universidade do extremo sul catarinense. As variáveis coletadas foram: sintomas climatéricos, idade, escolaridade, comorbidades, tabagismo, terapia de reposição hormonal e idade de início dos sintomas da perimenopausa. Resultados: A média da idade de início dos sintomas foi de 47,52±3,45 anos. Com relação à escolaridade, 33,8% das pacientes tinham ensino fundamental incompleto e 26,9% tinham ensino médio completo. Apenas 16,2% das pacientes faziam uso de terapia hormonal. Com relação ao tabagismo, apenas 13,8% das pacientes eram tabagistas e 12,3% eram ex-tabagistas. Apenas 25,4% dos pacientes tinham comorbidades. A alteração vasomotora foi o sintoma mais apresentado, estando presente em 81,5% dos casos. Seguido de queixas geniturinárias 58,5%, transtorno de humor 28,5%, alteração da libido 25,4% e alteração da cognição 0,8%. As sobreposições com maior prevalência foram alteração vasomotora e alteração da libido 20,8%, seguida de alteração vasomotora, queixas geniturinárias e alteração da libido 8,5%. Outras sobreposições diversas apresentam 26,9%. Pacientes sem sobreposição de sintomas representam 23,8%. Conclusão: Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência de sintomas das mulheres em perimenopausa encontrando como mais presentes os sintomas vasomotores, queixas genitourinárias, alteração na libido, transtorno de humor e alteração no sono. Esses achados são de extrema relevância pelo impacto negativo na qualidade de vida que esses sintomas podem acarretar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10307
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.