Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10301
Título: Fatores que interferem na qualidade do sono dos idosos: Um estudo em um município do extremo sul catarinense
Autor(es): Silva, Lucas Wanderlind da
Cesconetto, Rodrigo Mattos
Orientador(es): Dias, Arthur Tavares Corrêa
Palavras-chave: Qualidade do sono
Idosos
Qualidade de vida
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: presente estudo teve como objetivo avaliar os possíveis fatores relacionados à qualidade do sono dos idosos em uma região do Município de Criciúma, Estado de Santa Catarina. Para o estudo, foi aplicado questionário a 108 voluntários que frequentavam, nos anos de 2022 e 2023, os grupos de idosos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – AFASC. Na avaliação da qualidade do sono foi utilizado o questionário Mini Sleep Questionnaire (MSQ), além disso, foram coletados dados clínicos e sociodemográficos que pudessem influenciar no sono da população estudada. Os resultados obtidos, evidenciaram, que os fatores associados à pior qualidade do sono são: idosos de idade menos avançada (p=0,035), ex-tabagismo (p= 0,045), consumo de bebida alcoólica (p= 0,044), presença de ansiedade (p = 0,008), depressão (p= 0,003), doença crônica (p=0,004) e queixas de dores (p= 0,002). Por outro lado, os fatores associados a uma melhor qualidade do sono estão relacionados a: idoso de idade mais avançada (p= 0,035), IMC na faixa de peso normal (p= 0,025), não tabagistas (p=0,045), ausência de ansiedade (p=0,008) e ou depressão (p= 0,003), idoso sem doenças crônicas (p=0,004), a ausência de dor (p= 0,002) e noctúria (p= 0,001). Concluiu-se, portanto, que existem diversos fatores que levam há uma piora na qualidade do sono nos idosos, como serem extabagistas, consumirem bebida alcoólica, apresentarem ansiedade, depressão, doença crônica e queixas de dor.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10301
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.