Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10300
Título: Avaliação de lesões musculoesqueléticas praticantes de crossfit e de musculação
Autor(es): Rocha, Gustavo da
Cizeski, Leonardo Schaucoski
Orientador(es): Beirão, Marcelo Emílio
Palavras-chave: Crossfit
Dores musculoesqueléticas
Epidemiologia
Musculação
Lesões musculoesqueléticas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a prevalência de lesões musculoesqueléticas em praticantes de Crossfit e de musculação. Dessa forma, identificar quais as lesões mais prevalentes, perfil epidemiológico e número de casos. Métodos: Foram entrevistados 214 indivíduos, sendo 107 praticantes de Crossfit e 107 de musculação. O questionário aplicado foi desenvolvido pelos autores e aborda questões epidemiológicas, antropométricas, variáveis específicas sobre treino, frequência semanal e lesões musculoesqueléticas. Os dados coletados foram analisados no software IBM Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) versão 21.0. Resultados: No Crossfit, 53,3% dos entrevistados eram do sexo feminino, enquanto que na musculação 60,7% eram do sexo masculino. Observou-se que a prevalência de lesões relacionadas à prática da modalidade foi de 39,3% nos praticantes de Crossfit, e 19,6% nos praticantes de musculação. Além disso, 57% dos praticantes de Crossfit e 70,1% dos praticantes de musculação apresentaram dor sem diagnóstico médico. Conclusões: Este estudo mostrou que os praticantes de Crossfit apresentaram maior prevalência de lesões musculoesqueléticas comparados aos praticantes de musculação. No entanto, mais praticantes de musculação apresentaram dor musculoesquelética sem diagnóstico médico comparados aos praticantes de Crossfit.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10300
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.