Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10298
Título: Perfil epidemiológico das gestantes atendidas em pré-natal em um município do sul de Santa Catarina
Autor(es): Cavaler, Beatriz de Cesaro
Cabral, Júlia Simão
Orientador(es): Manenti, Sandra Aparecida
Palavras-chave: Estudo Observacional
Perfil de saúde
Gravidez
Cuidado pré-natal
Serviços de saúde materno-infantil
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: este estudo teve por objetivo descrever o perfil epidemiológico das gestantes atendidas em um pré-natal no município de Turvo, Santa Catarina. Métodos: a pesquisa foi executada na Estratégia Saúde da Família Cidade Alta, em Turvo. A coleta de dados aconteceu de agosto de 2022 a fevereiro de 2023, através da aplicação de questionário. Resultados: a média de idade foi de 25,2 anos; casadas/união estável (82,7%); escolaridade igual ao ensino médio completo (32,7%); abandonaram os estudos (23,1%); companheiro era pai do bebê (89,8%); tempo de relacionamento com companheiro atual de 6 a 24 meses (40,8%); companheiro atual era pai dos outros filhos (54,3%); tinham outros filhos com dois parceiros anteriores (50%); não planejaram gestação (61,5%). Conclusão: observa-se um percentual significativo de gestantes jovens em relacionamentos curtos, que abandonaram a escola e tiveram gestações de diferentes parceiros, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10298
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz de Cesaro Cavaler e Júli Simão Cabral.pdf436,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.