Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10297
Título: Análise da prevalência de distúrbios neurológicos em pacientes diagnosticados com COVID-19 há mais de um ano
Autor(es): Dagostim, João Paulo Siqueira
Santos, Mateus Donadel dos
Orientador(es): Zugno, Alexandra Ioppi
Palavras-chave: COVID-19
Distúrbios neurológicos
Pandemias
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia iniciada em 2020. Esta doença parece estar relacionada à longo prazo, com distúrbios neurológicos crônicos como cefaleia, distúrbios do sono e limitações funcionais. Este estudo tem o objetivo de analisar a prevalência de distúrbios neurológicos em pacientes diagnosticados com Covid-19 há mais de um ano, no município de Criciúma, Santa Catarina. A população estudada foi de 318 indivíduos, entre 18 e 60 anos, entre os meses de agosto a dezembro de 2022, diagnosticados com Covid-19 há mais de um ano, residentes de Criciúma, Santa Catarina. O estudo foi realizado por meio de uma coleta primária de dados através de questionários autoaplicáveis, utilizando da plataforma Google Forms, questionando sobre dados epidemiológicos, sintomatologia da doença, além do uso de escalas consolidadas, como a Headache Impact Test, Escala de Sonolência de Epworth e Escala do Estado Funcional Pós-Covid-19. Como resultado, observou-se que os indivíduos diagnosticados com Covid-19 há mais de um ano possuíram uma alta prevalência de distúrbios neurológicos, sendo o sexo feminino mais afetado do que o sexo masculino. Ao final do estudo, concluiu-se que apesar de os distúrbios neurológicos pós-Covid serem muito prevalentes, ainda são poucos os estudos relacionados ao tema, dificultando a discussão. Por isso, mais estudos são necessários para verificar a real prevalência desses distúrbios nesses pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10297
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.