Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10296
Título: Análise do perfil alimentar das crianças de 5 a 9 anos pertencentes ao território brasileiro
Autor(es): Perucchi, Isadora Citadin
Silveira, Maria Heloísa Perdoná da
Orientador(es): Arruda, Patrícia Backs
Palavras-chave: Consumo de alimentos
Crianças – Nutrição
Fast Foods
Alimentos processados
Crianças
Pediatria
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Analisar o perfil alimentar das crianças de cinco a nove anos de idade pertencentes ao território brasileiro. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico transversal, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados secundários do sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN) de crianças com idade entre cinco a nove anos atendidos no ano de 2021 no território brasileiro. Ao todo foram encontradas informações referentes a 338.226 crianças no Brasil dentro da faixa etária de cinco a nove anos. Foram excluídos cadastros que possuam dados faltantes relacionados às variáveis do estudo. Os testes estatísticos foram realizados com um nível de significância α = 0,05 e, portanto, confiança de 95%. Resultados: O estudo obteve informações de 338.226 crianças que residem no território brasileiro, cadastradas na plataforma SISVAN. Destas, a maioria demonstrou erro alimentar considerável em todas as regiões e os sexos. O município de Criciúma, o qual possui 608 crianças cadastradas, foi o local de maior destaque em detrimento ao baixo consumo de feijão e de frutas, apresentando um percentual de apenas 15% e 14% de consumo, respectivamente, contrastando com as demais regiões estudadas (p=<0,001). Conclusão: O estudo apresentou predomínio em relação ao consumo de alimentos considerados não saudáveis, ao passo que o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos foram considerados baixos. Portanto, tais achados mostram-se preocupantes a longo prazo, pois a alimentação apresenta íntima influência no desenvolvimento do estado nutricional dos indivíduos servindo como fator de risco para diversas doenças crônicas como, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, apneia obstrutiva do sono, dentre outras.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10296
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.