Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10295
Título: Prevalência de doença de Desmineralização óssio em pacientes renais crônicos em uso de diálise
Autor(es): Bianchini, Igor
Cherobin, Victor Hugo
Orientador(es): Caciatori, João Filipe Feltrin
Palavras-chave: Hiperparatireoidismo
Rins - Doenças
Creatinina
Albumina
Densidade mineral óssea
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O declínio da densidade mineral óssea leva a progressiva alteração dos níveis séricos de eletrólitos e hormônios que, associados à DRC, levam à instalação do Hiperparatireoidismo secundário (HPTS), agravando-se durante o tratamento dialítico. O objetivo consiste em avaliar os níveis séricos de paratormônio (PTH), cálcio, fosforo e 25-hidroxivitamina D, em portadores de DRC em diálise no Hospital público de alta complexidade, no município de Criciúma/SC. Foi realizada coleta censitária para a avaliação de pacientes renais crônicos em diálise ativos no serviço de nefrologia e hematologia, com uma população de 168 pacientes com prontuários avaliados no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Foram coletados dos prontuários as variáveis: idade em anos completos, sexo, raça, valores de 25-hidroxivitamina D, cálcio, fósforo, PTH e o tempo em diálise. Esse estudo teve por objetivo, analisar as alterações hormonais e eletrolíticas, em pacientes portadores de doença renal crônica em uso de diálise. Buscando traçar o perfil epidemiológico e analisar as variáveis relacionadas ao PTH. Em suma, a correlação do PTH com as demais variáveis do estudo mostra-se íntima, de modo que, quando estão fora dos parâmetros, implicam em aumento da morbimortalidade desses pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10295
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.