Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10292
Título: Avaliação do Perfil clínico e epidemiológico de pacientes submetidas à cirurgia para tratamento de endometriose
Autor(es): Formighieri, Flávia Soldatelli
Roveda, Julia Mannrich
Orientador(es): Coral, Juana Naspolini
Palavras-chave: Endometriose
Fatores de risco
Dismenorreia
Procedimentos Cirúrgicos Operatórios
Ginecologia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes submetidos à cirurgia para tratamento de endometriose em uma clínica privada do município de Criciúma/SC. Métodos: Estudo observacional descritivo realizado a partir de análise de prontuários. A amostra foi composta por 125 prontuários pré-cirúrgicos de pacientes submetidas à cirurgia para tratamento de endometriose de uma clínica privada do município de Criciúma/SC. As variáveis avaliadas eram compostas por dados sociodemográficos, dados clínicos, indicação cirúrgica e achados no exame físico. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21.0. Resultados: A média de idade foi de 33,71 ± 6,44 anos. Apenas 23% das pacientes apresentaram idade de menarca precoce (<12 anos). A maioria das mulheres não possuíam filhos (56%), com significância entre este dado e a presença de infertilidade como indicação cirúrgica (p=0,020). Os sintomas mais prevalentes foram dismenorreia (84%) e dispareunia (79%), com relação significativa entre eles (p <0,001). Disquesia e disúria apresentaram prevalência de 64% e 47% respectivamente, com valor p também significativo (p=0,030). As principais indicações para a realização da cirurgia foram a ocorrência de endometriose profunda (74%) e infertilidade (41%). Por fim, a maioria das pacientes apresentou alguma alteração no exame físico da pelve (67%). Conclusão: O principal fator de risco envolvido foi a idade. As manifestações clínicas mais prevalentes foram dismenorreia e dispareunia. A principal indicação cirúrgica foi a endometriose profunda, seguida da infertilidade. Nódulo palpável em fundo de saco foi a alteração mais presente no exame físico pélvico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10292
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.