Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10291
Título: Avaliação do aprimoramento das habilidades laparoscópicas por meio de tecnologias digitais
Autor(es): Pereira, Eduarda Lombardi
Schuelter, Gabriela Thiesen
Orientador(es): Heluany, Matheus Cipriano Vidal
Palavras-chave: Jogos
Laparoscopia
Cirurgia
Tecnologia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Contexto: O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do uso de tecnologias digitais para aprimorar as habilidades cirúrgicas de estudantes de medicina de uma universidade do sul de Santa Catarina. Materiais e métodos: Foi avaliado o tempo em segundos que o aluno transferiu quatro cubos do lado esquerdo para o lado direito na caixa, também avaliando a precisão e o tempo ao empilhar três cubos. O instrumento de coleta foi um questionário formulado pelos pesquisadores deste estudo, que avaliou os dados sociodemográficos, os dados adquiridos com as rodadas e sobre a jogabilidade prévia, se fosse o caso do participante. Realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), localizada na cidade de Criciúma, Brasil. O número de participantes foi de 26 estudantes de medicina voluntários a partir da terceira fase, que foram divididos em um grupo de 13 jogadores de videogame e 13 não jogadores, no qual os dados obtidos nas rodadas foram comparados. Resultados: Embora a amostra sugira que houve uma diferença no tempo de execução em favor dos usuários de tecnologia digital, essa diferença observada não foi estatisticamente significativa por meio do valor p = 0,111 e p = 0,136. Conclusões: O presente estudo evidenciou a importância da procura de novas formas de treinamento laparoscópico fora da sala de operação, porém, novos estudos são necessários uma vez que esse apresenta as limitações de avaliação de evolução individual e a inexperiência frente às técnicas laparoscópicas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10291
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.