Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10290
Título: Avaliação do perfil neurodegenerativo de pacientes de primeira consulta atendidos em um ambulatório de geriatria
Autor(es): Toé, Camila Pezente Dal
Casagrande, Débora Dagostin
Orientador(es): Bruch, Tatiana Pizzolatto
Palavras-chave: Envelhecimento
Cognição em idosos
Demência
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Avaliar o perfil neurodegenerativo de pacientes de primeira consulta atendidos em um ambulatório de geriatria. Foram retirados dados de prontuários com as escalas – MEEM, TDR, TFV, GDS, AIVD e AVD que avaliam cognição, depressão e funcionalidade, respectivamente. A população do estudo foi 192 indivíduos, a média de idade foi de 76,67 anos, 97,4% possuem algum tipo de comorbidade e 34% apresentam diagnóstico de doença neurodegenerativa e, destes, 48,4% DA. Conforme as escalas, mais de 60% dos participantes apresentarem declínio cognitivos e grau de dependência. Na DA observou-se perda cognitiva em orientação, registro, evocação e linguagem. Já na DP, encontrou-se significância em orientação, registro, atenção e cálculo e linguagem. Na relação da DA e nos domínios do AVD, encontrou-se diferença significativa nos itens relacionados aos próprios cuidados, como na capacidade tomar banho sem ajuda, vestir-se e higiene pessoal. Já na DP, foram encontrados valores significativos em vestir-se, higiene pessoal e transferência. O uso de escalas comprovadas durante as consultas geriátricas ajuda no reconhecimento das necessidades apresentadas pelos pacientes analisados. Isso porque, pode-se identificar quais áreas cognitivas e funcionais exigem mais atenção dos profissionais da saúde na recuperação e sistematização do tratamento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10290
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.