Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10289
Título: Análise da dispensação de antidepressivos pela rede pública de saúde em um município do extremo sul catarinense antes e durante a pandemia do COVID- 19
Autor(es): Mengue, Victor Lumertz
Pessi, Brian Rupert Jones
Orientador(es): Zugno, Alexandra Ioppi
Palavras-chave: Antidepressivos
COVID-19
Pandemias
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de verificar a frequência de dispensação de antidepressivos pela rede pública de saúde em um município do extremo sul catarinense antes e durante a pandemia do covid-19. A população incluiu indivíduos aos quais foram dispensados antidepressivos pela rede pública de saúde do município de Criciúma/SC entre janeiro de 2018 e dezembro de 2021. O estudo foi realizado através da coleta de dados secundários fornecidos pelo Centro Especializado em Saúde da Farmácia Central do município. Os dados foram analisados usando o software SPSS 21.0. Foram avaliados 133.450 protocolos de dispensação, que incluíram a idade e o sexo dos pacientes por classe de medicamento. Observou-se que os pacientes apresentaram idade média de 51,57 ± 15,27 anos. Ocorreu maior dispensação para indivíduos com idades entre 50 e 60 anos (28,1%). A dispensação foi maior para indivíduos do sexo feminino (72,5%). O principal produto dispensado foi a fluoxetina (48,5%, p< 0,001). O ano em que houve maior dispensação foi 2021 (37016 comprimidos dispensados ao todo). Em geral, ocorreu um aumento na dispensação de antidepressivos pela rede pública do município de Criciúma/SC durante o período estudado, com destaque para a Fluoxetina, que foi o principal produto dispensado. O principal perfil epidemiológico dos pacientes configurou-se em indivíduos do sexo feminino e aqueles com idades entre 50 e 60 anos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10289
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.