Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10286
Título: Acurácia das regras do tornozelo de Ottawa na população infanto-juvenil
Autor(es): Marcolino, Henrique de Medeiros
Carvalho, Murilo Oliveira de
Orientador(es): Daleffe, Marcelo Romancini
Palavras-chave: Entorses de tornozelo
Radiografia
Pediatria
Lesões
Pés
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a acurácia das regras do tornozelo de Ottawa (RTO) aplicadas em prontuários de um hospital de alta complexidade e em uma clínica privada, analisando sua utilidade clínica em indivíduos com idade menor ou igual a 16 anos. Métodos: Estudo observacional analítico transversal, com coleta de dados secundários de um departamento de emergência ortopédica e clínica ortopédica privada. A amostra foi representada por 144 pacientes, incluindo todos os pacientes com episódio torcional de tornozelo que foram submetidos a radiografias de tornozelo e/ou pé na admissão do atendimento. Para o cálculo da sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo (VPN) e razões de verossimilhança positivas e negativas foi adotado como teste diagnóstico as RTO e padrão ouro o resultado do exame radiográfico. Resultados: O estudo selecionou 191 pacientes, dos quais 144 foram incluídos após a aplicação dos critérios de inclusão. A sensibilidade e o VPN das RTO na identificação de fraturas foram de 100%, sendo que o teste mais sensível e com o maior VPN foi a incapacidade de caminhar por quatro passos. O trabalho identificou um potencial de redução de 43,8% no número total de radiografias solicitadas, caso apenas os pacientes com RTO positivas fossem radiografados. Conclusão: As RTO parecem ser um instrumento clínico confiável no manejo das entorses de tornozelo em pacientes pediátricos, sendo um protocolo clínico útil na exclusão de fraturas. Por essa razão, estudos envolvendo populações maiores são necessários para validação das regras nas unidades de pronto atendimento e serviços de emergência no Brasil.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10286
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.