Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10285
Título: Estudo da correlação do material particular do ar com renite e sintomas de ansiedade e depressão
Autor(es): Mattos, Deborah Bragança
Cimolim, Valentina
Orientador(es): Valvassori, Samira da Silva
Palavras-chave: Rinite
Depressão
Ansiedade
Adolescentes
Saúde Mental
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a associação entre sintomas de rinite com sintomas de ansiedade, depressão e estresse durante o verão em adolescentes de uma escola privada da cidade de Criciúma/Santa Catarina. A população estudada foi composta de 52 estudantes de 12 a 16 anos devidamente matriculados no primeiro semestre de 2023. Foram aplicados a partir da plataforma Google Forms questionários sociodemográficos e as escalas International Study of Asthma and Allergies in Childhood e Rhinitis Control Assessment Test para avaliação da prevalência e do controle dos sintomas de rinite. Além disso, para a avaliação dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse foi aplicado o questionário Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) – Short Form. A prevalência dos sintomas sugestivos de rinite encontrada foi de 78,8% (n = 41). Como também, 51,9% (n = 27) apresentaram sintomas não controlados. Não foi encontrada associação entre sintomas de rinite e sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Entretanto, foi encontrada correlação entre a interferência causada no dia a dia pelos sintomas de rinite com sintomas de estresse, apresentando um p = 0,015. A partir dos resultados pode-se concluir que o sistema respiratório das crianças e adolescentes está prejudicado e isso se reflete em sintomas respiratórios. Portanto, precisam ser criadas estratégias para promover uma melhora dessa condição, visto que esses sintomas podem estar relacionados à saúde mental.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10285
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.