Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10283
Título: Avaliação da função do sistema glinfático e sua relação com a neurodegeneração
Autor(es): Costa, João Victor Vicente
Stonoga, Samuel Brasil
Orientador(es): Generoso, Jaqueline da Silva
Palavras-chave: Meningite pneumocócica
Sistema glinfático
Neuroinflamação
Cognição
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: A meningite bacteriana é uma grave infecção causada principalmente pelo Streptococcus pneumoniae em adultos, induzindo uma disfunção cerebral com ativação microglial e liberação de mediadores inflamatórios. Esta patologia é uma emergência médica e a neuroinflamação desencadeada pode levar a uma lesão generalizada das meninges e do tecido cerebral. Para a remoção de detritos e de agentes patogênicos em uma infecção, o sistema nervoso central conta com o sistema glinfático. Esse sistema é altamente dependente dos canais de água da aquaporina-4 (AQP4) e sua disfunção pode contribuir para o agravamento da neuroinflamação causada pela meningite. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade do sistema glinfático, a deposição do peptídeo β-amiloide (βA) e parâmetros comportamentais em ratos Wistar adultos 30 dias após indução de meningite pneumocócica. Aos 60 dias de idade, ratos Wistar foram submetidos à anestesia com administração intraperitoneal de cetamina e xilazina. Em seguida, os animais receberam, via cisterna magna, 10 µL de suspensão de S. pneumoniae (grupo meningite), ou líquido cefalorraquidiano artificial (grupo sham). Os animais foram tratados com ceftriaxona (100 mg/kg) duas vezes ao dia durante sete dias. Trinta dias após a indução da meningite, os animais foram submetidos a testes comportamentais. Logo após os testes comportamentais, 25 µL de albumina e azul de Evans (EBA) foram injetados na cisterna magna para avaliar a atividade do sistema glinfático em 5 animais. Outros 5 animais foram destinados à avaliação cerebral do peptídeo βA. Os animais do grupo meningite apresentaram comprometimento da memória de habituação e uma capacidade reduzida na memória de reconhecimento. Além disso, demonstrou-se neste estudo um aumento de células positivas para expressão de βA no córtex pré-frontal e hipocampo dos animais do grupo meningite quando comparados ao grupo sham e menores concentrações de EBA no soro do grupo meningite em relação ao grupo sham, indicando comprometimento da atividade do sistema glinfático pela retenção da solução de EBA no cérebro. Nossos resultados mostraram que durante a meningite pneumocócica houve prejuízos na drenagem de βA devido ao mal funcionamento do sistema glinfático, levando ao comprometimento cognitivo. A perda da função do sistema glinfático pode, portanto, ser uma das causas das sequelas neurológicas após meningite pneumocócica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10283
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.