Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10282
Título: Influência do padrão de consumo de álcool e sua relação com a qualidade do sono e da saúde mental em acadêmicos de uma universidade de Santa Catarina
Autor(es): Scarabelot, Maria Clara
Porfirio, Vitor Pizoni
Orientador(es): Rico, Eduardo Pacheco
Palavras-chave: Álcool - Consumo
Qualidade do sono
Saúde mental
Estudantes universitários - saúde
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Reconhecer a influência do padrão de consumo de álcool e sua relação com a qualidade do sono e da saúde mental em acadêmicos de uma universidade do Sul de Santa Catarina. Métodos: Estudo de caráter observacional analítico transversal, com abordagem quantitativa e coleta de dados primários. Realizada através de questionários online, sendo eles Teste de Identificação de Transtornos do Uso de Álcool, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e Mini Questionário do Sono. Os questionários coletaram os dados da população acadêmica de uma universidade de Santa Catarina quanto ao seu consumo de álcool, saúde mental e qualidade do sono. Resultados: A amostra foi composta por 903 acadêmicos sendo a maioria do sexo feminino, branco e da área da saúde. O sexo feminino apresentou um baixo risco de consumo alcoólico, enquanto o sexo masculino esteve relacionado a consumo de risco e provável dependência. Não foi encontrada relação entre medicações depressoras do sistema nervoso central e álcool. Sobre a relação saúde mental e consumo alcoólico, 44,4% dos estudantes com estresse moderado, 22,2% com depressão severa e 11,1% com ansiedade extremamente severa demonstraram provável dependência alcoólica. Quando sono muito alterado, 60,9% dos participantes apresentaram uso nocivo de álcool. Houve associação entre sono muito alterado e moderados níveis de estresse, ansiedade e depressão. Conclusão: Ser do sexo masculino, ter nível de estresse moderado, nível de ansiedade extremamente severo e nível de depressão severo foram significativamente associados a uma provável dependência alcoólica. Semelhantemente, possuir sono irregular interfere na saúde mental e consumo alcóolico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10282
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.