Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10280
Título: Avaliação da dor em pacientes com doença renal do diabético que realizam hemodiálise em um hospital regional do extremo sul catarinense
Autor(es): Aquino, Lucas Sanches
Zanini, Lucas Vefago
Orientador(es): Caciatori, João Filipe Feltrin
Palavras-chave: Nefropatia diabética
Doença renal do diabetes
Hemodiálise
Dor neuropática
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: A alta prevalência de Diabetes Mellitus (DM) na população faz da Doença Renal do Diabetes, uma de suas complicações, o principal fator para a Doença Renal Crônica (DRC) e a principal responsável pelo encaminhamento desses pacientes aos serviços de diálise. Além disso, outra condição que o DM causa é a Neuropatia Diabética, que contribui para a dor crônica e perda da qualidade de vida. Dessa forma, o presente estudo caracterizou a dor em 42 pacientes com DRD em hemodiálise em um Hospital Regional do Extremo Sul de Santa Catarina. O estudo é observacional, transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, coletando dados primários e secundários obtidos a partir de um questionário elaborado e aplicado pelos pesquisadores e de um questionário já validado na literatura (KDQOL-SF1.3), o qual avalia a qualidade de vida em pacientes com DRC realizando hemodiálise.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10280
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.