Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10278
Título: Desfecho clínico de pacientes diagnosticados com infecção por SARS-COV-2 submetidos à diálise por injúria renal aguda
Autor(es): Peruch, Kamila Maragno
Demétrio, João Gabriel Quadro
Orientador(es): Pizzolatti, Romulo Cézar
Palavras-chave: SARS-CoV-2
Injúria renal aguda
Diálise renal
COVID-19
Desfecho clínico
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Introdução: A infecção causada pelo SARS-CoV-2 impactou globalmente o cenário da saúde, não se limitando a acometer apenas o sistema respiratório. A IRA foi descrita em diversos estudos como complicação importante da doença, muitas vezes fazendo-se necessária a diálise na terapêutica. Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar o desfecho dos pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 submetidos à diálise por IRA em um hospital de referência do Sul Catarinense, entre 2020 a 2022. Metodologia: Foram analisados prontuários de 71 pacientes, de ambos os sexos, idade maior ou igual a 18 anos e IRA grau 3, submetidos à diálise em um hospital de referência do Sul Catarinense. Foi avaliado o desfecho desses pacientes e os fatores associados, analisando-se os níveis de creatinina, ureia, diurese, além de dados sociodemográficos e comorbidades prévias. Resultados: 87,3% da amostra foi à óbito, sendo identificada melhora total ou parcial da função renal em apenas 9 pacientes. Os indivíduos eram predominantemente do sexo masculino, brancos, de meia idade, com sobrepeso ou obesidade. As comorbidades mais prevalentes foram a HAS (54,9%) e DM (35%), e o tempo de internação esteve entre 21-40 dias na maioria. O número de diálises realizadas teve uma mediana de 8 sessões, sendo que os indivíduos necessitaram da intervenção em até 10 dias de hospitalização. Na admissão, obteve-se mediana de 1,1 e 60 mg/dL nos níveis séricos de creatinina e ureia, além da TFGe estar dentro da normalidade na maioria dos casos. Conclusão: Houve um desfecho desfavorável entre os pacientes infectados por SARS-CoV-2 submetidos à diálise por IRA, sendo necessário estudos mais robustos para analisar os fatores associados a melhora da função renal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10278
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.