Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10277
Título: Correlação entre o grau de ansiedade e uso de cigarros eletrônicos em acadêmicos de medicina
Autor(es): Moretti, João Paulo Zaccaron
Mosena, Luiz Henrique Réus
Orientador(es): Rico, Eduardo Pacheco
Palavras-chave: Ansiedade
Cigarro Eletrônico
Estudantes de medicina
Saúde Mental
Ansiolíticos
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo. Avaliar a associação entre o grau de ansiedade e o uso de cigarros eletrônicos em acadêmicos de medicina de uma Universidade em Santa Catarina. Método. Estudo observacional analítico transversal, com abordagem quantitativa e coleta de dados primários através de um questionário online. O questionário avaliou a população acadêmica (n=279) do curso de medicina de uma Universidade no Extremo Sul Catarinense quanto ao seu perfil epidemiológico, fase do curso, grau de ansiedade, consumo de cigarro eletrônico e uso de medicamento ansiolítico. O questionário foi elaborado pelos próprios autores para a avaliação do uso de cigarros eletrônicos. Além disso, a partir do questionário, foi aplicada nessa população a escala de ansiedade de Hamilton para a avaliação do grau de ansiedade dos participantes. Resultados. A amostra foi composta por 303 acadêmicos, sendo a maioria do sexo feminino e branco. Os estudantes estavam distribuídos em diferentes fases do curso, e 25,7% utilizavam ansiolíticos. 64,4% já experimentaram cigarros eletrônicos, sendo motivados por substâncias e aromas. A ansiedade variou entre os participantes, correlacionada com sexo, fase do curso e uso de cigarros eletrônicos, enquanto a idade não apresentou uma manifestação significativa de ansiedade. Conclusão. Mulheres e estudantes nas fases iniciais do curso apresentaram maior ansiedade, enquanto homens e estudantes no final do curso tiveram menos ansiedade. O uso de cigarros eletrônicos esteve associado a maiores níveis de ansiedade, enquanto os não usuários apresentaram menos ansiedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10277
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.