Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10276
Título: Avaliação da função pulmonar pré e pós reabilitação cardio pulmonar em pacientes pós COVID-19
Autor(es): Tonon, Isis Mendes
Aro, Letícia de Bona
Orientador(es): Bernardo, Gustavo de Oliveira
Palavras-chave: Reabilitação cardiopulmonar
COVID-19
Perfil epidemiológico dos pacientes
Avaliação
Infecções respiratórias
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar a função pulmonar pré e pós reabilitação cardiopulmonar em pacientes pós COVID-19. Métodos: Estudo observacional analítico transversal, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa. Realizado no Centro de Reabilitação Pós COVID-19 em uma cidade do extremo sul catarinense, entre os anos de 2020 e 2021 comparando a espirometria pré e pós reabilitação cardiopulmonar em pacientes pós COVID-19. Foram coletados dados dos prontuários para avaliar: perfil epidemiológico, sintomas clínicos e comparação da função pulmonar antes e após reabilitação cardiopulmonar. Resultados: No presente estudo foram avaliados 225 pacientes e observou-se uma média de idade de 53,27 anos, sendo 59,6% mulheres. A maioria (65,8%) dos pacientes avaliados eram não tabagistas. No que diz respeito aos dias de internação, 138 pacientes ficaram internados, sendo que destes 40 necessitaram de internação em UTI. Foi vista uma melhora estatisticamente significativa entre dispneia e mialgia pré e pós reabilitação. Em relação a função pulmonar houve um aumento significativo da CVF, VEF1 e da relação CVF/VEF1 quando comparado pré e pós reabilitação. Conclusão: A reabilitação cardiopulmomar, baseada em exercício físico e fisioterapia respiratória demonstrou efeito benéfico na função pulmonar e nos sintomas clínicos pós COVID-19. Sendo assim, esse estudo auxilia futuros estudos que avaliem os efeitos da reabilitação cardiopulmonar pós infecções respiratórias como a COVID-19.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10276
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.