Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10274
Título: Avaliação do tempo de evolução do delirium em pacientes submetidos a ventilação mecânica diagnosticados ou não com a COVID-19
Autor(es): Pagani, Gabriella Pereira
Netto, Liz
Orientador(es): Souza, Fábio José Fabrício de Barros
Palavras-chave: Sistema nervoso central
Sistema respiratório
SARS-CoV-2
Novo coronavírus
Unidade de terapia intensiva
Delirium
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Prever a influência do SARS-CoV-2 no sistema nervoso central, avaliando a variação do tempo de duração do delirium em pacientes submetidos à ventilação mecânica em relação àqueles não diagnosticados com a COVID-19. Métodos: Avaliados pacientes em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do Extremo Sul Catarinense, em ventilação mecânica e com diagnóstico de delirium, associado ou não ao quadro da COVID-19. Foram analisados prontuários com patologias do sistema respiratório, correlacionando variáveis como dados sociodemográficos, presença ou não da SARS-CoV-2, comorbidades e demais fatores relacionados à internação. Resultados: Foram coletados dados de 52 prontuários, dos quais 24 estavam acometidos pela COVID-19 e 28 sem a COVID-19. No âmbito do tempo de duração do delirium entre os pacientes com COVID-19 foi encontrado um valor de 10,29 horas em comparação aos sem a COVID-19 em 11,25 horas, porém esse valor não foi estatisticamente significativo. Todavia, observando o tempo de ventilação mecânica entre os dois grupos, os pacientes com COVID-19 permaneceram mais tempo em ventilação mecânica (28,50 dias), relacionando-os aos pacientes sem a COVID-19 (10 dias). Conclusão: Nesse estudo, não foi observada aqui uma associação estatisticamente significativa entre o tempo de duração do delirium e a presença ou não da COVID-19. Porém, o tempo de ventilação mecânica, a internação de baixo risco e a idade apresentaram correlação positiva na comparação dos grupos estudados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10274
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.