Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10272
Título: Avaliação da prevalência de pessoas com diabetes em uso de insulina atendidas em uma clínica escola que realizaram exame dos pés na atenção primária à saúde
Autor(es): Mattos, João Maurício Barbosa
Machado, Lucas
Orientador(es): Dimer, Liliana
Palavras-chave: Doença crônica
Complicações do diabetes
Pé diabético
Atenção Primária à Saúde
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência da realização do exame dos pés na Atenção Primária em Saúde de pessoas com diabetes em uso de insulina atendidas em uma Clínica Escola. Trata-se de um estudo observacional, analítico transversal, com coleta de dados através de questionários de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 161 pessoas com diabetes e em uso de insulina, sendo 57,1% mulheres e 42,9% homens. O resultado foi de que 90,1% dos pacientes entrevistados, ou seja, 145 participantes, nunca tiveram seus pés avaliados na Atenção Primária em Saúde. Tal conclusão implica na necessidade de elaboração de políticas públicas por parte dos gestores em saúde com o objetivo de garantir maior educação continuada sobre o exame dos pés em pessoas com diabetes, assim como estímulos para realização do exame.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10272
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.