Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10271
Título: Neurorradiologia intervencionista: Perfil epidemiológico e desfechos clínicos no Sul de Santa Catarina
Autor(es): Lippert, Fabrício Weinheimer
Zanette, Vitor Bosa
Orientador(es): Rogério, Luiz Pedro Willimann
Palavras-chave: Neurorradiologia intervencionista
Epidemiologia
Desfecho clínico
Aneurisma intracraniano
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Introdução: A neurorradiologia Intervencionista é uma subespecialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças cerebrovasculares e de tumores do sistema nervoso. Possui como base a associação de conhecimentos neurocirúrgicos e neurorradiológicos. Objetivo: Investigar o perfil epidemiológico e o desfecho clínico de pacientes em um serviço de neurorradiologia intervencionista do sul de Santa Catarina. Métodos: Estudo observacional analítico transversal com abordagem quantitativa e coleta de dados primários e secundários. A população estuda foi 242 pacientes submetidos a neurorradiologia intervencionista em um hospital do sul catarinense que fizeram acompanhamento na Clínica Neurosul Neuroespecialistas no período de 2017 até julho de 2022. Foram avaliados o perfil dos pacientes, características da doença de base e desfechos clínicos. Resultados: Foi encontrado idade média de 55 anos, sendo 61,6% do sexo feminino. A angiografia cerebral foi o procedimento mais realizado e o aneurisma cerebral foi a principal patologia abordada. Houve complicações em 7% dos procedimentos e 92,1% dos pacientes permaneceram assintomáticos na Escala de Rankin. Conclusão: A taxa de 7% de complicações e a elevada frequência de pacientes (92%) que ficaram assintomáticos ao final da abordagem da neurorradiologia intervencionista, demonstram a segurança nos procedimentos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10271
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.