Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10269
Título: Epidemiologia das lesões esportivas em atletas profissionais de futebol durante o campeonato brasileiro
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nazário
Fernandes, Marcos Augusto Darella Lorenzin
Orientador(es): Beirão, Marcelo Emílio
Palavras-chave: Lesões em atletas de futebol
Futebol
Atletas profissionais
Campeonato brasileiro de futebol
Epidemiologia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivos: Analisar a epidemiologia das lesões esportivas em atletas profissionais de futebol durante o campeonato brasileiro de 2022. Métodos: Estudo observacional descritivo, com abordagem quantitativa e coleta de dados secundários. Foram obtidos dados entre fevereiro e dezembro de 2022 em prontuários eletrônicos dos jogadores profissionais de futebol, no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, localizado na cidade de Criciúma-SC. Resultados: O número total de lesões foi de 31, tendo a lesão muscular mais prevalente em 72,4%, afetando principalmente os músculos isquiotibiais ou posteriores da coxa com 37,9%, ratificando os achados na literatura. A posição em campo mais afetada foi a atacante com 31,0%. As lesões ocorreram principalmente durante os treinos em 62,1% dos casos, com tempo médio de permanência dos jogadores no departamento médico de 14 dias. Conclusão: Houve maior incidência de lesões musculares, com destaque para os músculos isquiotibiais. Dessa forma, fica visível a necessidade de um trabalho direcionado à essas problemáticas no intuito de reduzir o número de lesões musculares em atletas profissionais de futebol.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10269
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.