Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10267
Título: Investigação das possíveis alterações do sono decorrentes da infecção por Covid-19
Autor(es): Mattia, Brenda Carolina de
Mioranza, Mariana
Orientador(es): Réus, Gislaine Zilli
Palavras-chave: COVID-19
Ciclo circadiano
Doenças psiquiátricas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo/background: A COVID-19 apresenta diversas manifestações, nem todas ainda compreendidas, dessa forma, essa pesquisa visa investigar os distúrbios do ritmo circadiano associados a COVID-19, e a relação de ambos com condições psiquiátricas. Métodos/participantes: Este estudo transversal foi conduzido nas cidades de Criciúma e Chapecó, Santa Catarina, Brasil, entre setembro de 2020 e julho de 2021. A amostra inclui indivíduos acima de 18 anos, numa proporção de um caso (positivo para COVID-19) para dois controles (negativos), pareados por idade e sexo. Os ritmos biológicos foram avaliados pela entrevista de avaliação de ritmos biológicos em neuropsiquiatria (BRIAN), enquanto depressão, qualidade do sono, ansiedade e estresse foram analisados usando escalas específicas. Resultados: Os casos apresentaram maior disfunção nos ritmos biológicos, principalmente nos domínios do sono, atividade e alimentação, em comparação com os controles. Indivíduos assintomáticos ou com sintomas leves de COVID-19 demonstraram maior perturbação dos ritmos biológicos e no domínio social, comparado com casos moderados/graves. Os casos apresentaram níveis mais altos de estresse, sintomas depressivos e ansiedade comparado com os controles. As pontuações da BRIAN foram positivamente correlacionadas com a gravidade dos sintomas depressivos, ansiedade, insônia e estresse. Conclusão: A COVID-19 está associada a perturbações no ciclo circadiano, embora a gravidade da infecção apresente relação inversa com essas alterações. As disrupções no ritmo biológico foram relacionadas a maior presença de sintomas depressivos, ansiedade e estresse. Futuros estudos são sugeridos para uma maior investigação das repercussões da infecção no ciclo biológico e nos sintomas psiquiátricos, bem como nas suas interações mútuas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10267
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.