Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10265
Título: Efeitos do isolamento social no comportamento de ratos wistar submetidos a um modelo animal de esquizofrenia
Autor(es): Ferreira, Ana Luísa Schmidt
Rizzotto, Nicole Luiza
Orientador(es): Zugno, Alexandra Ioppi
Palavras-chave: Transtornos mentais
Esquizofrenia
Isolamento social
Psicoses
Comportamento
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do isolamento social crônico sobre o comportamento de ratos Wistar submetidos a um modelo animal de esquizofrenia. Foram utilizados 144 ratos Wistar adultos machos e fêmeas, divididos em 4 grupos experimentais para cada sexo: 1) socializado; 2) isolado; 3) socializado + cetamina; e 4) isolado + cetamina. Os animais do grupo isolado foram individualmente alojados em caixas após o 60° dia de vida e foram mantidos nesta condição por 8 semanas. Os animais do grupo experimental cetamina foram submetidos ao modelo de esquizofrenia induzido pela administração de cetamina (25mg/kg/1mL/kg) durante 7 dias. Todos os animais foram submetidos aos testes comportamentais de campo aberto, splash test e labirinto em cruz elevada. Os resultados do teste de campo aberto demonstraram hiperlocomoção nos grupos controle + cetamina em machos, isolado + cetamina em machos e isolado + cetamina em fêmeas, além de aumento do número de rearing no grupo controle + cetamina em machos e diminuição do número de rearing no grupo isolado + cetamina em machos. No labirinto em cruz elevada, foi visto uma diminuição do tempo no braço aberto no grupo isolado + salina em fêmeas. No splash test foi observado um aumento na latência no grupo isolado + salina em machos. A partir desses resultados, observou-se que a combinação do isolamento social e o uso de cetamina não necessariamente produziu efeito sinérgico no comportamento nos testes de atividade comportamental realizados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10265
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.