Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10262
Título: Frequência de queimaduras domésticas antes e durante a pandemia de COVID-19
Autor(es): Colle, Gabriela Possamai Della
Espindola, Leticia Teixeira
Orientador(es): Réus, Gislaine Zilli
Palavras-chave: Pandemias
Queimaduras
Álcool etílico
Acidentes domésticos
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Background: Parte considerável das queimaduras ocorre em ambiente doméstico. Medidas adotadas para o controle da pandemia de COVID-19 em 2020 podem afetar a ocorrência de queimaduras. Objetivo: Avaliar a frequência de queimaduras domésticas antes e durante a pandemia de COVID-19 e verificar a associação com variáveis de exposição. Método: Estudo transversal com coleta de dados secundários em um hospital de referência no sul de Santa Catarina, entre os anos de 2018 a 2021. Foi realizada análise bruta com significância de 5% para verificar a associação entre o desfecho e as variáveis de exposição. Resultados: Foram analisados 138 casos, sendo 73 no intervalo de 2 anos anterior à pandemia (pré), e 65 no intervalo de 2 anos durante a mesma (trans). A média de idade em anos nos períodos pré e trans pandemia foi de 34,3 e 36,9, respectivamente. Antes da pandemia, 57,5% dos casos foram em mulheres; e 42,5%, em homens. Já na pandemia, esses números foram de 61,5% e 38,5%, respectivamente. Os brancos representaram 95,9% dos casos antes da pandemia e, 86,2%, durante. Os principais agentes causadores de queimadura doméstica foram os líquidos escaldantes, e o segmento corporal mais acometido foi o membro superior. Conclusão: Não foram observadas diferenças significativas na média de idade dos pacientes entre os períodos analisados. Da mesma forma, não houve mudança significativa na prevalência de queimaduras em relação à cor da pele. Ambos os sexos foram igualmente afetados antes e durante a quarentena. Não houve diferenças significativas nas regiões do corpo afetadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10262
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.